sábado, 8 de abril de 2017

TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DA WEB 2.0 PARA A CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Reflexão

A educação aberta é um modelo de educação flexível, sem constrangimentos ou ainda sem limites. [Quando nós pensamos e fazemos a educação aberta] é a mesma coisa que falar da educação em rede, a distância ou ainda em elearning. [Não obstante essas definições, a educação em e-learning] também pode ser definida como sendo uma educação em rede. (Paulo Dias).

Hoje o papel do docente mudou radicalmente, foi-se a época do giz, branco, do quadro negro. Hoje, os educadores contam com muitos equipamentos tecnológicos a sua disposição. O “novo professor” está sempre atualizado, com o que há de mais moderno, sabe utilizar as TIC para melhorar o ensino e a aprendizagem, admite não ter todas as respostas, é parceiro do aluno e aprende com eles, continua mantendo autoridade mas não é um autoritário. A sua atuação é de orientar um determinado grupo em rede partilhando soluções onde o objetivo é promover a construção de novos saberes.
Contudo, para que tudo isso funciona temos de ter ambientes, ferramentas e meios para implementar essas interações que são necessários e mais fortes permitindo assim criar uma maior comunidade de intergerações em rede.

In: Valente, Robson. (abril 2012). Ferramentas da Web 2.0. https://pt.slideshare.net/RobsonValente/ferramentas-da-web-20?from_action=save.
Com efeito, tudo isso só vale a pena se nós tivermos as TIC ao serviço de aprendizagem utilizando um novo recurso – ferramentas da web 2.0. De acordo com  (Moreira, António 2015) as redes sociais e a web 2.0 tem estado a proporcionar a construção coletiva de conhecimentos e possibilitado a partilha de saberes. Sendo a educação em rede pela sua natureza requer envolvimento ativo dos seus internautas que nela participa para construção coletiva dos conhecimentos. Contudo, essa participação massiva dos intervenientes tem a ver com o crescimento de cursos online disponíveis e gratuitos. Na educação da era digital é necessário promover práticas pedagógicas ativas e construtivas nos processos educativos de ensino e aprendizagem para melhorar a qualidade profissional dos “novos professores” recorrendo a modelos de formação que adequa-se nas dinâmicas pedagógicas que se quer.

Por conseguinte, deixamos exemplos de algumas ferramentas da Web 2.0 para docência em ambientes flexíveis e personalizado do ensino e aprendizagem: redes sociais (Twitter, youtube, facebook,…), www.videocribe.com, www.tricider.com, www.mindomo.com, o modelo Tpack entre outros. Quanto a este último, modelo Tpack convém realçar a sua importância no processo de ensino e aprendizagem e numa nova abordagem que se quer para o processo de ensino aberto a distância. O TPACK é conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (sigla em inglês para Technological Pedagogical Content Knowledge) é um modelo teórico formulado para entender e descrever os tipos de conhecimentos necessários a um professor para a prática pedagógica efetiva em um ambiente de aprendizagem equipado com tecnologia.
In:do Rosário, Ademiro. Educação em Rede e Ferramentas da Web 2.0.http://elearning.uab.pt/mod/forum/view.php?id=318308.
Portanto, o professor ao aprender e se adaptar ao uso das TIC e, então utilizá-las no ensino das disciplinas que leciona, consequentemente, aprende a usar tecnologias que sejam úteis a seu conhecimento pedagógico para o ensino de determinado conteúdo. A partir da necessidade em relacionar o CK, o PK e o TK é que foi elaborado o framework TPACK. Assim, de acordo com esse modelo, carece ao profissional de ensino dominar os três campos de conhecimento e suas relações, pois a atualização de um deles implica que se repense os demais (GRAHAM, 2011; MAZON, 2012).

Desta maneira, o TPACK possui como principal objetivo a articulação dos três saberes (TK, PK e CK), que formam a base para sua estruturação, com a finalidade de obter um ensino realmente eficiente ao cingir as relações estabelecidas entre estas três esferas de conhecimento sem ignorar a complexidade existente individual ou coletiva (LOPES, 2011).

Deste modo, o TPACK, quando aplicado na prática, utiliza ao máximo seus aspetos entrelaçados de maneira a ser uma construção educacional complexa e altamente situada que, no entanto, não é facilmente aprendido, ensinado ou aplicado (HARRIS; HOFER, 2011). A universidade é demandada a tratar dessa área na formação de professores de modo a favorecer um contato com a tecnologia não só mais estreito como favorecedor da aprendizagem na escola.

Bibliografia

Cibotto, Rosefran Adriano Gonçales et all Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato. EPCT VII Encontro de Produção Científica e Tecnológica. O Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (Tpack) na formação inicial do professor de matemática. http://www.fecilcam.br/nupem/anais_viii_epct/PDF/TRABALHOSCOMPLETO/Anais-CET/MATEMATICA/ragcibottotrabalhocompleto.pdf  [08 abril 2017]
Dias, Paulo. (julho‐dezembro de 2013). Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede, Educação, Formação & Tecnologias, 6 (2).Universidade aberta, Portugal.
Dias, Paulo.Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Educação Aberta. (s/dat). http://elearning.uab.pt/course/view.php?id=6711 [08 abril2017].
Educação em Rede e Ferramentas da Web 2.0 http://elearning.uab.pt/mod/forum/view.php?id=318308 [08 abril 2017].
Moreira, José António; et all Monteiro, Angélica Maria Reis. (maio/ago. 2015). Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 15, n. 45, p. 379-397.
Moreira, António. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Plataformas e Interfaces Online. (s/dat). http://elearning.uab.pt/course/view.php?id=6711 [08 abril2017].
Salvador, Daniel Fábio, et all, Aplicação do modelo de conhecimento tecnológico, pedagógico do conteúdo (TPCK) em um programa on-line de formação continuada de professores de Ciências e Biologia. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S18506666201000020004
[08 abril 2017].

Siemens, Feorge; Tittenberger, Peter. (March, 2009) Handbook of Emerging Technologies for Learning.

Valente, Robson. (abr de 2012). Ferramentas da Web 2.0. https://pt.slideshare.net/RobsonValente/ferramentas-da-web-20?from_action=save. [08 abril 2017].

Sem comentários:

Enviar um comentário